Critérios seleção Itália

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA A MOBILIDADE DE ALUNOS
Projeto: “RespACT Your Peer; Don’t Bully, Be Friendly – ACT Friendly”
Programa ERASMUS +

Mobilidade Itália (Battipaglia) - fevereiro de 2019

OBJETIVOS
·       Aumentar as competências-chave nos alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, das seis escolas parceiras, na área da Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente na temática tão atual – Bullying, que lhes conferirá uma preparação adequada para uma maior aprendizagem prática, a alcançar em setembro de 2020;
·       Aumentar a motivação para aprender línguas estrangeiras e criar materiais de aprendizagem inovadores para utilização prática de uma língua estrangeira;
·       Desenvolver a competência dos professores em métodos de ensino modernos e ativos;
·       Desenvolver competências de trabalho em equipa e de organização pessoal;
·       Aumentar a utilização das TIC no processo de aprendizagem;
·       Desenvolver competências sociais, especialmente a tolerância por outras culturas, religiões e atitudes filosóficas;
·       Fortalecer e desenvolver, na opinião da comunidade local, a imagem da escola, como uma instituição em constante melhoria na qualidade do trabalho com os alunos, que utiliza recursos modernos, que se encontra aberta ao mundo e que apresenta projetos relevantes no mundo multicultural contemporâneo.

DESTINATÁRIOS
Poderão inscrever-se na mobilidade/viagem todos os alunos que se encontrem a frequentar o 8º ano de escolaridade no presente ano letivo (2018/2019).

CRITÉRIOS
Desta forma, e para a seleção dos alunos que participarão na mobilidade/viagem, foram elaborados os seguintes critérios:

Critérios gerais:
1.º CRITÉRIO - Os alunos devem preencher o questionário de manifestação de interesse, até ao dia 04 de janeiro, enviando-o às coordenadoras do projeto, Prof.ª Ivone Silva ou Prof.ª Orlanda Silva.

2.º CRITÉRIO - Os alunos que se inscreverem não podem ter participações/faltas disciplinares, ou qualquer outro registo de carácter disciplinar no 1º período do ano letivo 2018/2019.

3.º CRITÉRIO - Os alunos que se inscreverem devem ter disponibilidade e condições para acolher um colega, proveniente das escolas estrangeiras parceiras no projeto, aquando da visita destes a Portugal.
Critérios de seleção:
4.º CRITÉRIO – O trabalho a realizar para a segunda mobilidade será a criação de um fantoche representativo de uma vítima de bullying e um texto que traduza as suas experiências enquanto vítima.
O fantoche deverá ser feito com materiais recicláveis com dimensões entre os 30 a 40 centímetros e o texto deverá ser realizado na aula de Português.
Os trabalhos serão avaliados segundo a seguinte tabela de critérios de avaliação:

Fantoche - 80%
30% criatividade
30% execução técnica
20% representatividade temática
Texto - 20%
---
O trabalho deverá ser entregue, impreterivelmente, até 4 de janeiro de 2019.
Este critério terá um peso percentual de 40% (média ponderada).
O trabalho individual dos alunos será avaliado por um júri, constituído por 4 docentes (1 docente de Português, 1 docente de Ed. Visual e as coordenadoras do projeto). Apenas as coordenadoras do projeto podem conhecer a identificação dos autores.


5.º CRITÉRIO – Média final das classificações atribuídas no 1º período do ano letivo 2018/2019.
Este critério terá um peso percentual de 40%.

6.º CRITÉRIO - Será atribuída a seguinte pontuação aos resultados académicos obtidos na disciplina de Inglês no período anterior à mobilidade:
- Nível um corresponde a 4%;
- Nível dois corresponde a 8%;
- Nível três corresponde a 12%;
- Nível quatro corresponde a 16%;
- Nível cinco corresponde a 20%.
Este critério terá um peso percentual de 20%.

SELEÇÃO
A seleção dos alunos que participarão nas mobilidades resulta da soma do total de percentagens obtidas nos critérios anteriores.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os critérios de desempate são os seguintes:
1.º CRITÉRIO: Nota mais elevada obtida no critério n.º 4.
2.º CRITÉRIO: Média mais elevada obtida no critério n.º 5.
3.º CRITÉRIO: Pontuação máxima obtida no critério n.º 6.

Nota:
- Existirão, sempre, dois alunos suplentes para cada mobilidade no caso de ocorrer alguma desistência, selecionados por ordem de classificação final.
Motivos de exclusão:
- Não cumprimento dos prazos, dos critérios gerais e das normas estabelecidas.


As coordenadoras do Projeto

Ivone Silva e Orlanda Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário